Isso mesmo quem diria que o sistema de backup(Quase que automático) da Apple teria alguma falha, como qualquer outro sistema esta sujeito a falhas o iCloud da Apple parece estar se salvando os histórias de navegação do Safari já excluído de seus usuários, incluindo registros com mais de um ano de idade.

A empresa forense Elcomsoft, com sede em Moscou, percebeu que era capaz de extrair histórias de navegador Safari supostamente excluídas das contas do iCloud, como a data e a hora em que o site foi visitado e quando o registro foi excluído.

“De fato, conseguimos acessar registros datados há mais de um ano”, escreveu o CEO da Elcomsoft, Vladimir Katalov, em uma postagem no blog da empresa nessa quinta-feira .

Os usuários da Apple podem definir o iCloud para armazenar ou NÃO o seu histórico de navegação para que ele esteja disponível em todos os dispositivos conectados com o mesmo ID Apple. Os pesquisadores descobriram que quando um usuário exclui esse histórico, o iCloud não o apaga, mas o mantém em um formato invisível para o usuário.

Na quinta-feira, a Apple não respondeu de imediato a um pedido de comentário, mas desde que o post do blog da Elcomsoft foi publicado, a Apple parece estar “purgando” registros mais antigos do histórico do navegador do iCloud, informou a empresa.

“Pelo que sabemos, eles poderiam estar apenas movendo-os para outros servidores, tornando registros apagados inacessíveis do lado de fora”, disse o blog. Mas agora só os registros suprimidos tão velhos quanto apenas duas semanas podem ser extraídos, a companhia disse.

Para usuários preocupados com sua privacidade, a Elcomsoft disse que eles podem optar por não sincronizar seu histórico de navegação do Safari do iCloud.

Fonte: ElcomSoft